quarta-feira, 23 de julho de 2014

Deus não estava



Não,
quando nasci Deus não estava enfermo
nem mesmo enfermo grave
como quis Vallejo
Quando nasci, Deus não estava
e se estivesse, gostaria que não

Afinal há trabalho no mundo
muito mais importante
do que acompanhar o nascimento
de uma criança

A morte, essa sim merece uma vela
E aquele que sabe a hora de morrer
terá sempre a minha mais sincera atenção.

Nascer é um dever

Em 1987 ou agora
Em Gravataí ou em Gaza
a miséria e a guerra ainda me parecem
melhores motivos para uma intervenção divina

Meu nascimento não

Não fui o anjinho enviado
que entrou no mundo rodeado de sol
e carinha de joelho. Não.

Vim de olhos tristes e cabelos negros
dividindo o leito com outros bebês
igualmente menos importantes

Chorei
Minha mãe também chorou

E é curioso falar disso agora
depois de homem feito
Dizer que nascer foi doloroso
-E sempre é-
porque de todas as vezes que nasci
ao longo desta curta vida,
a primeira tenha sido talvez a mais tranquila

O resto se aprende com o tempo
cada lição, cada delícia
toda a entrega que com o tempo
o próprio tempo te exige
Sempre se aprende
de uma forma ou de outra
se aprende

Viver é sacrifício

-Raskin

Nenhum comentário:

Postar um comentário