quinta-feira, 2 de junho de 2011

Questões da Adolescência

Revirando cadernos e trabalhos de escola, me deparei com uma questão proposta por uma antiga professora de português. O ano não sei ao certo, provavelmente 2001/2002, mas achei que minha resposta merecia figurar aqui no Esqueleto. Enfim, segue abaixo a questão e a respectiva resposta dada por mim.


Agora imagine que você está com setenta anos de idade. Descreva como você estará com a sua saúde física, mental e espiritual; como estará o relacionamento com sua família, amigos e como será a sua vida financeira, se você ainda estará trabalhando. Escreva um mínimo de 30 linhas.


Acho que com setenta anos de idade eu não estarei mais vivo,
mas se estiver, viverei em uma casa aconchegante, recebendo uma bela aposentadoria,
solteiro, pai de três filhos e avô de cinco netos.
Farei exercícios diariamente para manter a forma física e viajarei regularmente
para conhecer novos lugares e pessoas.
Terei a mente muito aberta para opiniões e novas experiências,
manterei sempre a alegria e a força de vontade.
Tentarei dar o máximo de carinho à meus filhos e netos, criarei dois cachorros e
uma iguana de estimação; viverei sempre rodeado por boa música e boa arte em geral.
Estarei habituado à vida moderna mas não abrirei mão das coisas boas do passado, principalmente a música.
Tratarei minhas ex-mulheres como amigas, dando tudo que elas precisarem para viver, principalmente companheirismo .
Serei um bom conselheiro para meus filhos, mas nunca me meterei demais na vida deles, até porque devem fazer suas escolhas sozinhos.
Quanto a morte, não a temerei. Pois terei a consciência de que quando ela chegar
estarei preparado para aceitá-la.
Assim como aceitarei de uma forma mais positiva a morte dos outros.
Nunca deixarei a diversão de lado, e terei alguns velhos e bons amigos
prontos para fazer um churrasco e tomar uma cervejinha nos finais de semana.


Por: Yuri Pospichil


*Enfim, não é nada profundo, instigante ou filosófico... na verdade é bem engraçado (ao menos pra mim) me deparar com essas linhas tantos anos depois e ver o quanto os sonhos não mudaram mas a realidade sim.
Cito alguns pontos particularmente engraçados dessa resposta:

1- A certeza que me acompanha desde a infância de que não alcançarei a velhice com vida. (Mesmo admitindo que se alcançar, que seja para viver da melhor maneira possível).

2- A certeza de passar os últimos dias solteiro.

3- Na época que escrevi isso eu ainda me preocupava com a saúde e gostava de praticar exercícios físicos. (Hoje apenas faço caminhadas, para economizar o dinheiro do ônibus, diga-se de passagem).

3- Eu ainda sonhava em ter a iguana que sempre quis mas minha mãe nunca permitia. (Sozinho e velho ela não poderia mais proibir, então não custava nada colocar ela no meu futuro).

4- "Tratarei minhas ex-mulhere'S'..." Na época eu ainda era um guri relativamente bonito e namorador, nada mais normal que achar que isso continuaria pelo resto da minha vida. (Quando se é jovem acredita-se que as coisas vão levar muito tempo pra mudar...grande erro).

5- Notem como eu era um escritor rebelde, sequer respeitei a regra de escrever um mínimo de 30 linhas! (hahahaha)

O resto do texto ainda é uma constante na minha mente, acho que a essência não se perdeu, apenas fui sendo moldado pela vida.




2 comentários:

  1. Olha que blz!
    Me fez lembrar de meus sonhos da juventude e da mesma forma eles não mudaram, mas foram adaptando-se.

    Nossa realidade muda quando a gente muda, então tudo foi-se moldando ao meu modo de vida. Claro que muitas coisas podemos realizar com qualquer idade!

    Mas o mais bonito é que quando jovens, acreditamos que podemos tudo quando adultos...

    E quando adultos, entendemos que podiamos muito mais quando eramos jovens...

    Obrigado pelo texto e pela lembrança!

    Abraços do Elfo! `^^´

    ResponderExcluir
  2. Um texto maravilhoso Yuri, pra um adolescênte de 14, 15 anos. Entretanto, talvez:

    1) A certeza que tens que não alcançará a velhice, deves saber que está relacionada com a forma que enxergas o mundo e o teu próprio universo. A mente diz o que realmente precisamos, mas o corpo só obedece se nós o fizermos obedecer. Está tudo na cabeça e na vontade.

    2) Solteiro? Quem sabe. A vida como sempre digo é uma eterna filha da putice. Ela nos enrola direitinho.

    3) Enquanto vc n criar um grande pânceps, acho que n será nada muito preocupante. Mas descobri que fazer exercícios libera seratonina, ou algo assim. É alguma coisa que nos deixa mais bem dispostos pra vida, alegres e otimistas. Caminhar deve ser uma forma maravilhosa de observar as coisas, tomar um bom ar, fortalecer as coxas, a bunda, e ainda liberar seratonina. Rsrsrs

    4) Aí, vc diz uma grande verdade, quando jovem as coisas parecem mais eternas e a velocidade da vida passa mais devagar. Sabendo que hoje isso não é igual. Ou damos um jeito de acompanhar o andar da carruagem ou nos perderemos no caminho. O que é irônico, pois com o passar do tempo, o tempo passa mais rápido e o nosso organismo mais devagar.

    5) Acho que tu serás um eterno rebelde, digno de admiração pelas boas rebeldias. Contudo quando somos rebeldes abdicamos de algumas vezes fazermos o que deveríamos e não fazemos por capricho e orgulho. Saber quando se deve ser rebelde por uma boa causa é uma incógnita. Espero um dia eu aprender.

    Abraço

    ResponderExcluir