quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cem Anos





Se possível for, gostaria de desejar-te que viva "cem anos".
Como gritam os russos do alto de suas janelas em um conto de Tchekhov ao despedirem-se de quem se gosta muito. Só que neste caso, desejo à ti, que ainda nem chegou.
Esses cem anos não são uma medida humana, exata. Posto que, se fosse exata, não poderia jamais pertencer à humanidade. Cem anos é o tempo certo, e relativo por não ser perfeito. Cem anos são o bastante. Por tudo que se tem de aprender até o dia em que os olhos não abrirem mais e morreres seguramente sem ter aprendido o suficiente. É também tempo o bastante para cometer enganos, machucar-se e das feridas tirar lições. Tempo necessário para errar e consertar os erros antes de tornarem-se eternos.

Desejo-te beleza, além dos cem anos já citados. Não só beleza estética, falo principalmente da beleza do olhar, aquela que faz do mundo um lugar menos absurdo. Desejo-te ainda, ação; além de beleza e cem anos, para que possas mudar tudo o que necessita ser mudado. Peço-te ainda que mantenha-se longe da ganância, mas que tenhas em mente que é preciso muita vontade para alcançar o que deseja. Não tenha pressa. Por mais que não pareça, as coisas sempre acontecem quando trabalhamos para que aconteçam. Tenha amigos diferentes, contagie-se com a pluralidade, mas não perca nunca a tua personalidade. Lembre que mesmo em bando, somos criaturas individuais. Não julgue. Se não concorda, dê sua opinião. Se não aceitarem, respeite. Saiba que sempre existirão limitações, problemas, dificuldades e maldade no mundo. Sempre alguém estará pronto para te machucar. Por isso nunca esqueça que não são as roupas que usa, o dinheiro que possui ou o sobrenome que carrega, é o modo como enfrentamos esses obstáculos que nos faz ser o que realmente somos.

Estude, conheça o quanto puder do quanto existir. Isso não te fará saber de tudo, mas ajudará e muito para que nunca sejas enganada. Ame sem esperar nada em troca, mas não se deixe ser humilhada. Entenda que teus pais não serão perfeitos e teus amigos tão pouco. O mundo parecerá e será uma grande selva a ser desvendada. As desilusões irão doer, mas não te matarão. Tire delas lições e melhore como pessoa. Não se cobre tanto. Tu é parte do mundo, logo, também não é perfeita. Ter fé é um direito e uma escolha, mas tome muito cuidado para que não te tornes dependente dela. 


Deve estar pensando -"É muita coisa para fazer, mesmo em cem anos!" E provavelmente seja, provavelmente não fará nem a metade. Não são regras, relaxe. Escrevi isso tudo apenas porque te amo e me preocupo contigo. Espero que me perdoe quando eu errar, porque vou errar, e muito. Erraremos juntos. Choraremos e até brigaremos um com o outro, disso tenho certeza. Mas existe outras coisas de que também tenho certeza, e uma delas é que existirão sorrisos, muitos. Existirão risadas, afeto, carinho, compreensão e suporte. Pode ser que eu não possa te comprar um barco, mas sempre poderei te ajudar a construí-lo se quiseres.

Por último, desejo-te que viva bem os teus cem anos, que seja justa acima de tudo. Para que quando deitar na cama já no final dos teus dias, tenha o prazer de pensar - "Não fui perfeita, mas fiz o melhor que pude!"


"Para minha bebê Malu."




Por: Rimini Raskin

4 comentários:

  1. Eu havia lido esse texto anteriormente, mas por ser tarde e estar cansado sabia que se o respondesse no primeiro momento as palavras poderiam não sair com toda a dedicação merecida.

    Acho interessante quando tu vai lá no meu blog e fala sobre alguma postagem minha estar no top 5 ou brincadeiras assim. Apesar de achar legal, sei que pensar em algum texto com um dos mais belos lidos daquela pessoa é algo que depende de nosso momento particular, nossa disposição de querer entender, nossa compreensão sobre o assunto abordado, enfim.

    Sendo assim, posso dizer que teu texto "Cem Anos" me tocou de uma forma além das profundezas do meu espírito. Mesmo sem saber o que é ser pai, ou sem ter experiência com o assunto, senti profundamente cada uma de tuas palavras como as mais honestas, do que se poderia desejar ao seu bebê.

    Quando fiquei sabendo que tu seria pai, tu me disseste que teu medo era ser um pai de merda. Bem, isso será impossível. Está em tua consciência claramente o que sabes ser capaz de fazer por esta vida que cresce. E isso, essa clareza toda, é o ingrediente mais precioso para ser um excelente pai, amigo, irmão e guia.

    Caro amigo, não adianta falar, mas não tenhas medo jamais de errar como pai. Não somente porque irás errar e é inevitável, mas porque justamente sabes que não será isso que contará, mas sim o amor incondicional, que depois mais tarde, tenho certeza, ainda conversaremos um dia.

    Mostre todos os dias a ele quem tu és. Não omita defeitos, ele os descobrirá um dia. E creio que se tiver consciência disso desde cedo, não se importará em ter um super herói humano e real, para admirar pelas várias qualidades que possuis.

    Ame-o como um pai, crie-o como o ser que será - livre, do mundo - ainda que chame-o de seu.

    Estou muito feliz e emocionado, na verdade até mesmo confesso que chorei com a carta. Ele ou ela amará ler quando aqui já não mais estivermos. E tenho certeza, honrará suas raízes.

    Sinto-me orgulhoso por você.
    Um grande abraço e beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Puta que pariu, esse certo que foi o melhor que tu ja fez. sinceramente até me escapou algumas lágrimas. E foi como te disse tu não vai ser um pai de merda, e se por alguma razão começar a ser um, eu vo ta la pra te dar o auxílio que precisar para se tornar um bom pai novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito do que está escrito aqui eu pude aprender ou colocar em prática contigo e tu sabe disso. Se de alguma forma eu consegui acertar contigo, sei que tenho chances de acertar com ela também...e principalmente, sei que sempre vou poder contar contigo!! Te amo meu irmão!!

      Excluir
  3. Se o que me tornei hoje foi graças a ti, contigo aprendi o que é ter compromisso, responsabilidade, educação, cultura e tudo de mais importante que um ser humano tem que ter. Sem desmerecer o trabalho de nossos pais na minha criação, mas ele me deram apenas o básico, tu foi o complemento pra me tornar uma pessoa melhor. te amo seu merda kkkk

    ResponderExcluir