terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sobre o Cão Que Me Habita



É de vagar, devagar, divagando, de vagão em vagão,
Que me faço homem.
Feito planta em temporal, completamente atemporal,
Que não sabe o quanto, mas o tempo faz.
Que não sabe o tanto, mas que o vento traz.

É de viajar, e de ver e de andar, sem prumo e sem lugar,
Que me faço outro.
Feito homem ocidental, sem luz no topo do crânio.
Que não sabe o pranto, mas que se derrama em dor.
Que não vê o sol, mas sente na alma o calor.

É de não saber, e de querer, mais do que o corpo aguenta,
Mais do que a mente sana, que a dor ensina, que o sangue ferva.
É de não ser senão estar.
É de olhar sem foco, sem tato e sem gosto definido.
É de não amar os sinos, aprender os ritos e queimar as vestes.
É por tudo isso, por todo esse nada, solidificado,
Que me faço traço, que me faço verso.
Que me levo à sério na grande piada do universo. 

Outro cão, outra noite de trago e de calçada suja.
De carne fria e gordura, de cervejas quentes abertas à dente.
De passado vindo a tona com suas mulheres nuas. 
Outras histórias que não serão contadas, banhadas a álcool e cana.
Tilintantes, incompletas, perfeitas se vividas ao contrário.
De ponta cabeça, como se sente o bêbado ao deitar-se na cama.


Por: Raskin 

3 comentários:

  1. Cara, não consigo ser tão doido quanto tu, meu!

    ResponderExcluir
  2. Yuri, a cada dia que passa talvez sentirá uma enorme pressão sobre teus ombros, e esta será posta sobre ti por tuas próprias mãos, não penses diferente. É tentador pensar que não temos escolhas... afinal não há história que prove que qualquer tentativa de luta tenha dado certo.

    Somos não somente responsáveis pelo que cultivamos como também pelo que os outros cultivaram para nós, pois permitimos. Não sei tu, mas eu estaria nesse momento me sentindo num mix de alegrias, plenitudes, medos, incertezas. Mas como a dualidade de uma moeda, em tudo há de se encontrar sóis brilhantes e percalços. O que diferencia sua etapa da mesma etapa que seus antecessores passaram é a tua personalidade. E ela deve estar presente, intacta em todas as tuas etapas.

    Nenhuma fase deverá sobressair mais do que tua própria essência. Ou tua essência dirigirá teu caminho, ou o caminho te dirás quem és. Não deixe nunca que isso aconteça. Existe algo pior do que um belo dia a vida te dizer quem tu és e este ser não ser parecido com o que gostarias de ter sido?

    Pra mim, acredites ou não, tu sempre será o poeta boêmio que exalta a beleza e faz brilhar mentes e corações.

    ResponderExcluir